quarta-feira, 18 de maio de 2011

Constelações


Agrupamentos aparentes de estrelas os quais os astrônomos da antiguidade imaginaram formar figuras de pessoas, animais ou objetos, numa noite escura, pode-se ver entre 1000 e 1500 estrelas, sendo que cada estrela pertence a alguma constelação. As constelações nos ajudam a separar o céu em porções menores, mas identificá-las é em geral muito difícil.

As constelações surgiram na antiguidade para ajudar a identificar as estações do ano. Por exemplo, a constelação do Escorpião é típica do inverno do hemisfério sul, já que em junho ela é visível a noite toda. Já Órion é visível a noite toda em dezembro, e portanto típica do verão do hemisfério sul. Alguns historiadores suspeitam que muitos dos mitos associados às constelações foram inventados para ajudar os agricultores a lembrarem quando deveriam plantar e colher.

Constelação de Escorpião



Constelação do Cruzeiro do Sul




Constelação de Ursa Menor



Olha aí o 6º ano montando modelos de constelações:





De que são formadas as proteínas?


As proteínas são formadas por uma cadeia de aminoácidos.São moléculas essenciais para manter a estrutura e funcionamento de todos os organismos vivos e podem ter diferentes propriedades e funções. Por exemplo:

-algumas funcionam como enzimas;
-formam certos hormônios e o colágeno dos ossos;
-formam a hemoglobina.

Entre outras coisas, as proteínas atuam na:

-regulam a contração muscular,
-produção de anticorpos,
-expansão e contração dos vasos sanguíneos para manter a pressão normal.

Dos 20 aminoácidos, o nosso organismo não consegue fabricar 9, que devem ser supridos pela dieta.
A forma mais fácil de se obter estes aminoácidos é através da proteína animal.
Fontes de proteína vegetal (como feijões, lentilhas e soja), têm pouca quantidade de alguns destes aminoácidos essenciais.

A favor das fontes vegetais de proteína está o fato de que elas também fornecem outros nutrientes importantes como carboidratos e fitoquímicos que previnem algumas doenças. Além disso, vegetais são ricos em fibras alimentares.
Por outro lado, a proteína animal é rica em ferro, zinco e vitaminas B.

As principais fontes de proteína animal são:
-carnes,
-ovos,
-laticínios.

Já as melhores fontes de proteína vegetal são:
- feijões, lentilhas, soja e amendoim.






Você sabe o que é um planetário?


Os Planetários são instrumentos mecatrônicos, onde a óptica, a mecânica e a eletrônica se unem para projetar em uma sala especialmente adaptada, um céu artificial com as estrelas e planetas e todos seus movimentos.
Um Planetário é um grande teatro de estrelas, é um simulador do céu onde a ciência a cultura e a arte se encontram. Em uma sala circular, com um teto em forma de cúpula, sentamo-nos, olhamos para cima e vemos a esfera celeste em todo o seu esplendor, encontrando projetadas nesta semi-esfera mais de 6.000 estrelas, constelações, planetas, cometas, nebulosas, estrelas cadentes, além do Sol e da Lua, desenvolvendo em seu trajeto aparente pela cúpula negra que nos envolve, representando eclipses, estações do ano e outros fenômenos astronômicos. No Planetário, graças a recursos como a precessão viajamos imaginariamente através de imagens pelo tempo e pelo espaço.
Em um Planetário atualizamos nossos conhecimentos astronômicos e nos colocamos frente à frente com o Universo.
E para complementar os estudos sobre Astronomia que o 6º ano tem feito , no dia 27 de abril fizemos uma visita ao Planetário do Município de Vitória.